Aline Monteiro
A artista plástica ouro-pretana Preta Layon, pseudônimo de Conceição Rodrigues Layon, traz suas Pinturas da Preta para a Sala Direita da Casa dos Contos (rua São José, 12 – Centro), de 16 de janeiro a 05 de fevereiro. A entrada é franca.
Preta iniciou-se na pintura em estilo Naif em 1988. Em seu trabalho, ela traduz em telas o que vivenciou na infância e ainda temas do folclore brasileiro. Em sua obra, destaca-se a delicadeza do traço e a ingenuidade dos quadros.
Nessa nova fase de Preta Layon, ela superou a si mesma. Nas palavras do poeta Geraldo Reis, ela se debruça na janela de si própria. As pinturas evocam toda sua vida no contato com a natureza no Sítio da Jacuba, uma bela reserva florestal por trás do Camping Clube de Ouro Preto, onde ela fora criada. Essa mostra é um canto de louvor à sua cidade natal e à natureza. É uma explosão de cor, alegria e acima de tudo de brasilidade. É seu reencontro e sua volta às origens no Sítio Jacuba. No mundo conturbado de hoje em que impera o capitalismo, a solidão da internet e a agressão imperdoável e incessante à natureza, essas pinturas surgem para resgatar a beleza do contato com a relva, com a fauna e a flora e com a paisagística antiga de Ouro Preto. Nessa mais recente fase em que a artista ousou se soltar mais, no dizer de Ângelo Oswaldo, Secretário de Estado de Cultura: "Ouro Preto aparece como um jardim do paraíso, repleta de árvores e pássaros, em meio a cores que nos sugerem sons, e pinceladas que parecem voo. É uma composição naif de encantadora singeleza, marcada pela plasticidade dinâmica e originalidade."
Elias Layon
Pinturas da Preta
Obras de Preta Layon
Na Sala Direita da Casa dos Contos
De 16 de janeiro a 05 de fevereiro
Visitação às segundas, das 14h às 18h; e de terça a domingo, das 10h às 18h
Entrada franca.