A Casa dos Contos em Ouro Preto apresenta a exposição de fotoperformances eu é outr@s do artista visual Domingos Mazzilli, de 21 de janeiro a 28 de fevereiro de 2015. A mostra é composta por fotografias onde Mazzilli interpreta vinte e cinco mulheres do seu imaginário, sob curadoria de Susan O. Campo, uma dessas personagens.
Mazzilli foi fotografado por Felipe Ferreira e contou com a maquiagem do espanhol Raul Cabanell. Foram feitas mais de 10 mil fotografias em 28 ensaios com duração de 8 horas cada, onde o artista interpretou várias personagens, das quais apresenta 25.
A maioria das personagens pertence ao imaginário do artista e entre elas temos a crítica literária, a punk de Berlim, a editora de modas, a freira sádica, a dona de casa assassina, entre outras mulheres artistas como Yayoi Kusama, Frida Kahlo e Tarsila do Amaral, além de divas do cinema de Fassbinder, John Waters e Almodóvar, como Hanna Schygulla em Lili Marlene e a drag queen Divine. Segundo o artista, “ Embora esta exposição, que parte da frase de Rimbaud “eu é um outro”, coloque temas como o feminino, a discussão de gênero e identidade, penso que, antes de tudo, ela é um exercício amplo, geral e irrestrito da liberdade em tempos tão conservadores ao deixar o imaginário recriar outras personagens e viver outras vidas”. Mazilli afirma, “Fui, em poucos meses, todas as mulheres que quis. Tive todas as cores, tamanhos e texturas de cabelo, todas as cores de unhas e de olhos, todas as cores e tipos de roupas, todas as caras e bocas”
Junto com as fotografias há também biografias destas personagens fictícias criadas por Mazzilli como a editora de livros que não consegue nunca terminar de ler Ulisses, de James Joyce, a viúva milionária que possui fábrica de armamentos, mas que ajuda crianças africanas vítimas das minas terrestres ou ainda a editora de moda que não se senta na mesma fileira de Constanza Pascolato nos desfiles.
Domingos Mazzilli Júnior graduou-se em medicina, com especialização em psiquiatria e medicina do trabalho. Fez pós – graduação em história da arte, na PUC Minas, e cursou artes visuais, pela Escola de Belas Artes, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) sem, no entanto, concluir o curso. Atualmente, faz artes plásticas na Escola Guignard, da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Como artista plástico, iniciou a criação de suas obras a partir de 2007, aos 43 anos, e trabalha com objetos, assemblages, bordados em lingeries, objetos de cozinha e carnes, criação de vídeos, instalações e fotoperformances. Mazzilli fez uma série de exposições individuais e coletivas e se dedica em tempo integral às artes plásticas.
SERVIÇO
eu é outr@[s] - Mazzilli
curadoria Susan O. Campo
Data: 21 de janeiro a 28 de fevereiro de 2015
Visitação : segunda-feira das 14h às 18h
terça-feira a domingo das 10h às 18h – fechado nos dias de carnaval
Museu Casa dos Contos Rua São José, nº 12 – Centro – OURO PRETO - MG
Entrada gratuita
Mais informações Tel .: (31) 3551-1444
Apoio: Molduras Van Gogh e Artmosphere impressão fine art