MURUS
Por Haroldo Paiva
… uma harmonia paralela à natureza
(Cézanne)
"Santo de casa faz milagre? Contrariando Adágio, afirmo que sim. Tanto que faz, até perfaz. Eduardo Tropia, intrépido e instigante fotógrafo, registra e recupera Ouro Preto, na sua recôndita condição primeva - a beleza. Sob suas lentes, refulgem os rostos das casas, os dorsos das igrejas, a vida que pulsa em becos e ruas. Revela também da umbilical cidade, tangíveis sofrimentos que lhe abrem fissuras e feridas, ruídos e fumaça.
Desta feita, Eduardo Tropia nos surpreende com a singeleza de composições mosaicas, estampadas no intramuro da Escola Dom Pedro II. Palco de uma oficina do Festival de Inverno de 1998, mãos anônimas criaram sutis volutosidades compositivas de caráter efêmero. O tema “murus”, desafio do Coletivo Olho de Vidro, do qual o fotógrafo participa, dá origem em 2013 à série que se apresenta. O mural quase dissolvido no tempo se reconforma, repõe e, em nova leitura, reluz. Obrigado, Eduardo, por nos presentear com seu olhar."
O fotógrafo mineiro Eduardo Tropia expõe sua Série Murus no salão Galeria de O Passo Pizzajazz. Esta é a primeira exposição individual do fotógrafo com a Série Murus. “Passo a dar uma leitura do meu olhar para a obra e trago um novo movimento artístico, no conceito Fine Art de impressão fotográfica. A tiragem é limitada e a qualidade das cópias é garantida”, afirma o fotógrafo.
A Série Murus surgiu em 2013, a partir do trabalho realizado por Eduardo Tropia com o Coletivo Olho de Vidro, que reúne fotógrafos que atuam em Ouro Preto. A série se iniciou em fragmentos de um muro que, tempos atrás, sofreu uma intervenção artística. Com o tempo, as formas sofreram outras leituras e ampliaram a concepção original.
Fotógrafo ouro-pretano com mais de 30 anos de atuação no mercado, Eduardo Tropia trabalha com destinos turísticos, fotografias industriais, editoriais, artes plásticas e artes cênicas. Lecionou Fotografia para as turmas do curso de Restauração da Fundação de Arte de Ouro Preto em 2008. Produziu e participou de várias exposições, entre elas, em Ouro Preto: Memória dos Festivais de Inverno Ouro Preto Mariana; Horto dos Contos; Um olhar sobre Aleijadinho; Ouro Preto, Jazz Tudo é Jazz;Ruas de Minha Vida. Em Belo Horizonte e São Paulo, assinou a exposição E nós que nem sabemos. Participou da exposição O Chão e o Achado, com uma nova proposta no olhar fotográfico. Dedica-se, atualmente, a projetos artísticos com impressão Fine Art.
É fundador e gestor do site ouropreto.com.br, fundador e editor de fotografia do site cidadeshistoricasmg.com.br, além de consultor editorial para diversos sites de informações culturais e turísticas.
Serviço:
Exposição Série Murus
Até 04/02/2015
Em O Passo Pizzajazz
Foto: Fine Art de Eduardo Tropia - Série Murus - Crédito: Eduardo Tropia
Converso Comunicação