Foto: Daniela Felix
Texto: William Vieira
Mesmo com todas as tradicionais solenidades da Semana Santa, houve ainda espaço para muita diversão com a comemoração da malhação e queima do Judas no bairro Pilar, em Ouro Preto. O evento animou a tarde de moradores e turistas, com direito a música e doces para o público.
O grupo musical Bandalheira chegou ao Largo da Igreja do Pilar às 16h deste domingo, 20, chamando atenção de quem estava ao redor do local e de quem visitava a matriz. O boneco representando Judas Iscariotes (um dos 12 apóstolos de Jesus e, segundo os Evagelhos, o traidor de Cristo) foi colocado sobre um cavalo e crianças e adultos aproveitaram para tirar fotos. Na sequência, Judas, ainda montado no cavalo, foi levado pelas ruas da cidade, seguido pela banda. A atração arrastou muitos curiosos por onde passou.
Os espectadores aprovaram o espetáculo. Cíntia Teixeira, 40, moradora de Ouro Preto, disse que assiste à queima pela sétima vez. Segundo ela, essa tradição é importante pois representa o encerramento das festividades da Semana Santa. Ademir Alves, 60, um dos membros da Bandalheira, também falou sobre o evento. Ele contou, também, que o grupo tem 42 anos de carreira e repete essa festividade há quase 30 anos e que esse é um evento que chama muita atenção.
A queima ocorreu no Largo da Capela do Senhor Bom Fim e Agonia. Para comemorar a Páscoa e aumentar o espírito da partilha, antes da queima do boneco, balas foram distribuídas para quem se encontrava no local.