Aline Monteiro
A Fundação Sorria e a Fundação Gorceix assinaram, no dia 6 de fevereiro de 2015, o aditivo ao convênio que estabeleceram em 2008 e que vai permitir que mais 600 crianças sejam atendidas em Ouro Preto. A assinatura do documento contou com a presença do presidente da Fundação Sorria, Aluísio Drummond; do presidente da Fundação Gorceix, Cristóvão Paes de Oliveira; do prefeito de Ouro Preto, José Leandro Filho; do presidente da Câmara Municipal, Thiago Mapa; e do representante do reitor da Ufop, o pró-reitor de Extensão Rogério Santos de Oliveira.
“Ações como estas nos permitem resolver casos de anomalias faciais e dentárias gritantes, que impedem a inserção dessas pessoas no mercado de trabalho”, afirma o dentista Aluísio Drummond, presidente da Fundação Sorria. Ele conta que os problemas ortopédicos e ortodônticos em crianças impedem que o futuro adulto tenham desenvoltura social e dificultam sua entrada no mercado de trabalho. O trabalho desenvolvido pela Fundação Sorria proporciona ganhos em saúde e melhora da autoestima. Mais de 30 mil pequenos moradores da cidade já foram atendidos e resgataram o direito de ter dentes saudáveis e um sorriso que não os envergonhe.
Para os novos atendimentos da Fundação Sorria, coordenados pelo dentista Bruno Leonardo Pereira Rocha, professor da UFMG será usada uma nova tecnologia. Os novos aparelhos ortodônticos têm um sistema de porta que dispensa o uso da borrachinha. Assim, permitem um espaçamento maior entre as consultas e, consequentemente, mais novos atendimentos. “Além disso, a tecnologia é menos invasiva e promove menos extrações dentárias, com o mesmo ganho estético”, explica o dr. Bruno.
Cristóvão Paes de Oliveira, presidente da Fundação Gorceix, ressaltou que a instituição tem orgulho de poder apoiar projetos como os da Fundação Sorria, como seu enorme alcance social. A Fundação Gorceix, criada em 1960, apoia atualmente 250 projetos, entre os sociais, de pesquisa e de desenvolvimento tecnológico. Para o prefeito de Ouro Preto, José Leandro Filho, o trabalho da Fundação Sorria é “inquestionável e insubstituível”.
A Fundação Sorria favorece há 25 anos com crianças e adolescentes de Ouro Preto. Em suas 11 unidades, na sede e nos distritos, são realizadas mais de 28 mil escovações dentárias supervisionadas todo o mês. Entre outras vitórias, a Fundação comemora que, na cidade, o índice epidemiológico de cáries é de 1,27 para pessoas com até 12 anos. Isso significa que, no município, há apenas 1,27 cárie por criança com até 12 anos. O índice está dentro dos parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS) e coloca Ouro Preto em destaque entre as cidades brasileiras.
Para atender a tantas crianças gratuitamente - e com qualidade -, a Fundação conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Ouro Preto, de empresas privadas e de outras instituições da região. A comunidade também contribui com carnês de valores a partir de R$ 10,00 mensais. A Fábrica de Sabonetes Finos é um projeto que colabora com a sustentabilidade da instituição. O custo mensal das atividades supera o valor de R$ 130 mil.