Blocos caricatos, escolas de samba e shows com artistas da cena musical contemporânea iniciam a programação carnavalesca na cidade de Ouro Preto nesta quinta-feira (12/02). A festa segue até o dia 17 e deve receber 75 mil foliões durante o feriado, segundo estimativa da organização do evento.
Mais de 50 atrações sobem aos cinco palcos que serão montados na cidade – Palco Tiradentes, Palco Largo da Alegria, Palco Largo do Cinema, Palco Dom Pedro II e Palco Antônio Dias. Os grupos Toca Rauuul, Chama o Síndico, Baianas Ozadas, Me Beija que Sou Pagodeiro e Então, Brilha! animam a folia com as novas marchinhas mineiras, além de músicas de artistas consagrados como Raul Seixas, Jorge Benjor, Tim Maia, e grupos de pagode e axé como Raça Negra, Timbalada e Olodum.
A Orquestra Mineira de Brega (OMB), apresenta “os refrões mais indestrutíveis da música brasileira e as melhores internacionais de novelas”. O repertório vai de clássicos como Fogo e Paixão de Wando e Agüenta Coração de José Augusto, aos hits gringos It must have been love do Roxette e Total Eclipse of the Heart de Bonnie Tyler.
Na segunda-feira, 16 de fevereiro, as argentinas do Las Taradas se apresentam no palco Largo da Alegria. Formado por sete cantoras e instrumentistas, o grupo cria releituras de canções dos anos 1940 e 1950, tocando estilos como bolero, swing, rancheiras, cumbia, canções napolitanas e músicas populares de todo o mundo.
As apresentações dos blocos de rua se estendem a seis distritos: Santo Antônio do Salto, Cachoeira do Campo, Antônio Pereira, Glaura, Santa Rita de Ouro Preto, Lavras Novas e Rodrigo Silva.
A novidade desse carnaval é o Concurso de Bandas Universitárias, criado para projetar novos artistas. Serão apresentadas 12 bandas - 10 delas eleitas pela curadoria e duas por votação no Facebook, no Largo da Alegria - Na competição, as melhores performances receberão prêmios de 500 a 2 mil reais e a vencedora se apresentará na terça-feira, 17 de fevereiro, no palco Tiradentes.
Blocos Tradicionais
As ruas e ladeiras de Ouro Preto serão invadidas por cerca de 25 blocos caricatos que desfilam todos os dias. Entre os blocos estão o Zé Pereira dos Lacaios, o Bandalheira e as cinco escolas de samba ouropretanas.