Neste Domingo, 22 de fevereiro, os brasileiros que vivem nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste deverão alterar novamente os ponteiros dos seus relógios, atrasando-os em uma hora. O horário brasileiro de verão, iniciado em 19 de outubro de 2014, chega ao fim na virada do sábado para o domingo, à 0h do dia 22 de fevereiro.
Dados preliminares apontam que a redução estimada da demanda, no horário de ponta impactado pelo horário de verão (entre 18h e 21h), tenha sido de até 1.970 MW no subsistema Sudeste/Centro-Oeste, equivalente ao dobro da demanda de Brasília, e de 625 MW no subsistema Sul, correspondendo a uma redução total de cerca de 4,5%. A previsão de ganhos com redução do consumo total de energia é de cerca de 195 MWmed no subsistema SE/CO, que equivale ao consumo mensal da cidade de Brasília, e 55 MWmed no subsistema Sul, equivalente ao consumo mensal de Florianópolis.
A redução total de 250 MW corresponde a um percentual estimado de 0,5%, nos dois subsistemas. Além disso, estima-se que tenha havido um ganho de armazenamento de energia nas hidrelétricas de cerca de 0,4% no sistema SE/CO e 1,1% no sistema Sul.
O principal objetivo do horário de verão é aproveitar melhor a luz solar durante o período do verão, além de estimular o uso mais consciente da energia elétrica. Entre os meses de outubro e fevereiro, os dias têm maior duração nas regiões subtropicais, por causa da posição da Terra em relação ao Sol. Com o adiantamento de uma hora nos relógios, há uma redução na demanda máxima de energia elétrica durante o período de ponta de carga (período em que ocorre a maior demanda) do sistema elétrico brasileiro.
É importante salientar também os ganhos expressivos na confiabilidade da operação do Sistema Elétrico Brasileiro, uma vez que a redução no carregamento dos Sistemas de Transmissão (Linhas de Transmissão e Transformadores) proporciona melhor controle de tensão, uma maior flexibilidade operativa para realização de manutenções, além da redução no corte de carga em situações de emergência do sistema.
Atualmente, o Horário Brasileiro de Verão é regulamentado pelo Decreto nº 8.112, de 30 de setembro de 2013, que revisou o Decreto nº 8.556, de 8 de setembro de 2008, e revogou o Decreto 7.826, de 15 de outubro de 2012 (que incluiu o Estado do Tocantins e excluiu o Estado da Bahia).
Assessoria de Comunicação Social
Ministério de Minas e Energia
Foto: Amanhecer em Ouro Preto arquivo Eduardo Tropia/ouropress