Iniciativa comemora lançamento de livro sobre Água e Cultura e busca mobilizar a população para a preservação ambiental e uso racional da água
Você sabe de onde vem a água que chega a sua casa? E o quanto desse recurso existe na cidade? Essas e outras questões ganham respostas na próxima sexta-feira, dia 6 março, quando será lançada a exposição fotográfica Água, Cultura - Inventário de fontes de Águas de Ouro Preto. O evento marca a abertura das comemorações ao Dia da Mundial da Água (22 de março), dentro da programação de lançamento do livro Água e Cultura - Inventário de fontes de água da região de Ouro Preto, de autoria de Paulo Lemos e patrocínio da Samarco.
A programação comemorativa inclui também oficinas de capacitação da comunidade local, um concurso literário, voltado para alunos de escolas públicas de Ouro Preto, e ações educativas também nas escolas. A exposição é aberta ao público e funcionará no Espaço Fiemg, até o dia 23 de março, sempre de 9h às 19h.
A publicação traz um mapeamento completo das nascentes na cidade de Ouro Preto e reúne informações completas das 50 principais, como localização, quantidade e qualidade da água. A inciativa contou com o apoio técnico da Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP, Agência Nacional das Águas - ANA, Instituto Mineiro de Gestão das Águas - IGAM. O livro também destaca os riscos que afetam as fontes e os diversos usos da água.
Visite a Exposição:
Água, Cultura e Imagens - Inventário de fontes de Águas de Ouro Preto.
Local: Salão de Exposições da FIEMG - Praça Tiradentes, número 4, Ouro Preto
Data: de 6 a 23 de Março de 2015
Horário: das 9 às 19h.
Entrada gratuita.
Sobre a Samarco
Fundada em 1977, a Samarco é uma das principais empresas brasileiras de mineração, a segunda maior empresa no mercado transoceânico de pelotas de minério de ferro e uma das maiores exportadoras do País. Com clientes em mais de 20 países, de quatro continentes, a empresa tem, atualmente, capacidade nominal de produção de 30,5 milhões de toneladas anuais de pelotas, gerando cerca de 2,9 mil empregos diretos e cerca 3,5 mil empregos indiretos. De capital fechado, a Samarco tem duas acionistas – Vale S/A e BHP Billiton Brasil Ltda. –, que dividem igualmente o controle acionário da empresa, e possui duas unidades industriais localizadas em Minas Gerais e no Espírito Santo, que são interligadas por três minerodutos com 400 quilômetros de extensão cada, além de um terminal marítimo próprio em Ubu (ES) e dois escritórios internacionais, em Amsterdã (Holanda) e Hong Kong (China) e um nacional, em Vitória (ES).