A Orquestra Ouro Preto realiza concerto gratuito no próximo sábado, dia 14 de Março, às 18h30, na Igreja de Nossa Senhora do Carmo, em Ouro Preto. Com regência do Maestro Rodrigo Toffolo, o concerto marca a abertura da temporada 2015, iniciando também as comemorações dos 15 anos de atividades do grupo.
Na apresentação, a OOP celebra Ariano Suassuna e o Movimento Armorial. Idealizado nos anos 70 pelo poeta e escritor pernambucano, o movimento propôs o desenvolvimento de uma arte erudita, genuinamente brasileira, tendo como pilar e fonte de inspiração o universo lúdico do sertão nordestino.
Da literatura de cordel à xilogravura, o Movimento Armorial compreendeu diversas linguagens artísticas. Na música, produziu peças de rara beleza e importância, revelando a paisagem sonora de um sertão fantástico.
O repertório do concerto é composto por obras de Guerra-Peixe (1914 – 1993), Capíba (1904 – 1997) e Clóvis Pereira (1932 - ), que contribuíram efusivamente com a criação de uma estética própria da música armorial.
O Maestro Rodrigo Toffolo revela que o repertório da apresentação do próximo sábado faz parte do mais novo trabalho da Orquestra Ouro Preto. “Em Abril inauguramos um novo projeto, ao lado de um dos mais importantes artistas brasileiros da atualidade: o pernambucano António Nóbrega. Além desse trabalho, preparamos uma série de novidades para o público, integrando as comemorações dos 15 anos da Orquestra Ouro Preto, que irão se estender até dezembro, com novos projetos e parcerias, levando a marca do trabalho, sempre original, de nossa orquestra.
A Orquestra Ouro Preto é patrocinada pela Petrobras, Gerdau e Gasmig.
Doação
Em Fevereiro, a Orquestra Ouro Preto realizou a doação de 600 Dvds e Cds a escolas das redes municipal e estadual de ensino do município de Ouro Preto. Foram contempladas 21 escolas localizadas em bairros e distritos onde a Orquestra desenvolve os projetos Orquestra nos Bairros e Orquestra nos Distritos.
O material foi doado com a proposta de ser utilizado em atividades artístico-pedagógicas, bem como em processos didáticos, a serem realizados por docentes de artes, junto aos estudantes.
Repertório do Concerto
Três Peças Nordestinas – Clóvis Pereira
Tirando a Casaca – António Nóbrega / Orquestração: Mateus Freire
Canjiquinha – Lourival de Oliveira / Arranjo: Mateus Freire
Vassourinhas – Matias da Rocha e Joana Batista Ramos / Arranjo: Mateus Freire
Toada e Desafio – Capíba / Orquestração Mateus Freire
Galo de Ouro – José Menezes / Arranjo: Mateus Freire
Mourão: César Guerra-Peixe
Serviços
Dia: 14 de Março
Horário: 18h30
Local: Igreja de Nossa Senhora do Carmo
Entrada Franca - Sem Distribuição de Senhas