A Orquestra Barroca do Amazonas (OBA), especializada no repertório lírico luso-brasileiro do período colonial, retoma a turnê do projeto “Ópera no Brasil Colonial”, que traz repertório inédito de músicas brasileiras do Século XVIII.
De 14 a 22 de março, os músicos se apresentam e lançam CD com o mesmo nome do projeto nos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro, na segunda etapa intitulada "O caminho do outro e das especiarias: do Rio ao planalto", que também englobará cidades de São Paulo e Paraná, além do Amazonas.
Em Minas Gerais, as apresentações serão nas cidades históricas de Ouro Preto (14/03), na Basílica do Pilar, às 21h; Mariana (15/03), na Matriz da Sé, às 20h30; em São João Del Rei (17/03), no Solar da Baronesa, às 20h; e em Tiradentes (18/03), na Matriz de Santo Antônio às 20h. Em seguida, a OBA se apresenta no Rio de Janeiro, dia 20 de março, na Casa Ruy Barbosa, às 12h30; em Petrópolis, dia 21, no Teatro Municipal D. Pedro II, às 19h30; e em Niterói, dia 22, no Cine Teatro da UFF, às 10h30.
O repertório inédito, que se transformou no CD Ópera no Brasil Colonial, é composto por árias a solo ou em duos, trios e quartetos, com acompanhamento orquestral, extraídas das óperas Capitão Belizário, A mulher Amoroza, As Variedades de Proteu, Precipício de Faetonte, Dido Desamparada, Gerras do Alecrim e Magedora e Demetrio, com música de diversos autores do século XVIII, sendo obras relacionadas ao Brasil daquela época. A OBA dispõe de fontes musicais provenientes de diversos acervos de Brasil e Portugal.
Foto Divulgação
Fonte:new.d24am.com