A atividade turística em Ouro Preto deve crescer 5% em 2015. A previsão é das entidades empresariais que trabalham o turismo em Ouro Preto: a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Ouro) e o Convention & Visitors Bureau (CVB).
Segundo Antoninho Tavares dos Santos, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Minas Gerais-Regional Circuito do Ouro (ABIH Ouro), este crescimento é baseado na taxa de ocupação dos hotéis, um indicador muito utilizado na hotelaria que compara o número de UHs (quartos) ocupadas em relação à oferta em um dado período.
“Ano passado, Ouro Preto e Mariana tiveram crescimento de 7%. Este ano estamos prevendo um pouco menos, mas um ótimo resultado em função do novo momento econômico do país”, afirma Antoninho.
De acordo com os números apurados pela ABIH, o 1º trimestre de 2015, de janeiro a março, já fechou com um número positivo: aumento de 1% na ocupação em Ouro Preto em relação ao mesmo período de 2014. E a tendência, daí para o resto do ano, é atingir o índice de 5% anual.
O CVB endossa esta previsão feita pelos hoteleiros. Segundo Márcio Abdo de Freitas, presidente do Ouro Preto e Circuito do Ouro Convention & Visitors Bureau (CVB), os primeiros 3 meses do ano já sinalizam positivamente e o número deverá mesmo crescer. Segundo ele, o CVB está fazendo a sua parte, participando de todos os eventos turísticos possíveis e divulgando o destino e o Circuito.
“O movimento turístico em Ouro Preto tradicionalmente já aumenta no 2º semestre e, além disso, espera-se que as pessoas façam mais turismo interno devido à alta do dólar que encarece as viagens para o exterior. A facilidade de se chegar a Ouro Preto, com uma rodovia em excelentes condições e próxima da Capital, em comparação com outros destinos, também contribui”, avalia Márcio.
“Além disto, temos também o efeito dezembro. O movimento de visitantes na cidade só começava a crescer após o Natal. Agora, de 3 anos para cá, observamos um fluxo desde o início do mês, o que é notável. Temos que aproveitar esta tendência natural e reforçá-la com uma decoração natalina antecipada e atraente. O ideal é que a cidade fosse decorada e iluminada ainda em novembro para motivar as pessoas com antecedência, o que serve para o turismo e para o comércio”, recomenda Márcio.
O presidente da ABIH Ouro, Antoninho dos Santos, explica que a entidade faz a análise das tendências em uma base trimestral para evitar a sazonalidade.
“A comparação trimestral equaliza as variações que ocorrem em um dado mês, como ocorre, por exemplo, com o Carnaval que, em um ano é em março, e em outro em fevereiro”, explica Antoninho.
Efeito parecido, segundo ele, pode acontecer com a Semana Santa. “Ano passado, Semana Santa e 21 de abril coincidiram, levando a uma ocupação concentrada de 100%. Mas a ocupação média histórica da Semana Santa é de 70%, assim como o feriado de Tiradentes. Este ano, estão separados, devendo voltar à média histórica nos 2 períodos”, completa.
“O importante a observar é que, hoje, estamos trabalhando em rede, em parceria das entidades e dos empresários, e aqueles que se integram a este trabalho em sinergia, se informando e trocando idéias, estão obtendo bons resultados”, finalizam os presidentes da ABIH, Antoninho dos Santos, e do CVB, Márcio Freitas.