\Serragem, farinha de trigo, pó de café, palha de arroz, couro e cal são materiais usados para a confecção dos tapetes que dão forma à fé e à devoção que escreve a história dos tapetes devocionais da Semana Santa na cidade de Ouro Preto.
Os tapetes devocionais encantam e mobilizam toda a comunidade na produção que acontece no Sábado de Aleluia, onde a devoção e a arte se misturam para criar o cenário que recebe a Procissão de Ressurreição.
A tradição de adornar as ruas para passagem de cortejos se perde no tempo e pode ser relacionada à entrada de Cristo em Jerusalém, quando a população cobre as ruas com ramos para a sua passagem. Em Ouro Preto, a confecção de tapetes devocionais remete à reinauguração da matriz do Pilar, no ano de 1733. A festividade, que ficou conhecida como Triunfo Eucarístico, foi incorporada e aplicada durante as liturgias das Semanas Santas e de outros eventos religiosos com o passar dos anos.
A arte de fazer tapetes é uma expressão coletiva onde as serragens dão formas aos desenhos que simbolizam a fé dos homens. A FAOP é uma incentivadora da tradição de ornamentação das ruas com os tapetes devocionais, promovendo ações para a preservação da tradição. Para isso, a Fundação oferece palestras, cursos e oficinas abertas a toda a comunidade ouro-pretana e demais interessados, também incentivando a difusão e valorização da tradição nos mais diversos espaços com o programa Tapete+Arte, que leva os tapetes devocionais para outros espaços como galerias, museus, espaços urbanos e outras cidades do país e do mundo, como aconteceu na França em 2012.
Para a montagem dos tapetes a prefeitura distribuirá serragem colorida em pontos estratégicos do trajeto da procissão e a FAOP mobiliza seus alunos, professores e funcionários para a confecção.
Atuando em conjunto com a Prefeitura de Ouro Preto, com a comunidade e com os turistas que vêm à cidade para os festejos cristãos da Semana Santa, a Fundação de Arte de Ouro Preto | FAOP é incentivadora da permanência dessa importante tradição e convida todos a participarem da confecção dos tapetes, que será realizada na madrugada de Sábado de Aleluia, dia 4 de abril, para o Domingo de Páscoa. Aos interessados, basta comparecer ao trajeto da Procissão a partir das 20h, após o fechamento do trânsito pela Guarda Municipal.