05/04/2015
Enfeitar as ruas para a passagem da Procissão da Ressurreição é uma tradição em Ouro Preto. A confecção de tapetes devocionais na cidade remete à reinauguração da matriz do Pilar, no ano de 1733. A festividade, que ficou conhecida como Triunfo Eucarístico, foi incorporada e aplicada durante as liturgias das Semanas Santas e de outros eventos religiosos com o passar dos anos.
Serragem crua e colorida, farinha de trigo, pó de café, e cal são alguns dos materiais usados para a confecção dos tapetes devocionais na cidade. O movimento nas ruas começa na noite do Sábado de Aleluia quando a comunidade e turistas se encontram na madrugada do Domingo de Páscoa, dando continuidade a essa importante tradição. Para alegrar, Seresteiros e Músicos se revezam pelas ruas da cidade.
Na noite do sábado de aleluia (05/04) encontramos um grupo de jovens, alunos do ensino médio, do Colégio Rodolfo Steiner, com a professora Anna Gobel, que vieram de Belo Horizonte participar da ornamentação das ruas, confeccionando os tapetes com moradores do Largo do Rosário, especialmente em frente à Igreja do Rosário onde aconteceu a Bênção do Santíssimo Sacramento e Missa. No Largo São Francisco de Assis, e nas Ruas do Centro Histórico, Deolinda Alice dos Santos, consultora de cultura da Prefeitura, alunos, funcionários e professores da Faop, junto com moradores e turistas, ornamentaram o trajeto da procissão no centro histórico de Ouro Preto
Vejam abaixo no álbum, fotos dos tapetes e da Procissão da Ressurreição. Feliz Páscoa!