O governador de Minas Gerais, Fenando Pimentel, presidiu a 64ª solenidade de entrega da Medalha da Inconfidência nesta manhã de terça-feira, 21 de abril em Ouro Preto. A comenda foi entregue a 141 personalidades que contribuíram ou contribuem para o desenvolvimento de Minas Gerais e do Brasil. Além da homenagem às personalidades, entre elas o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, protestos também ocorreram durante a cerimônia, com manifestações contra o projeto da terceirização e pelo pagamento do piso nacional da educação entre outros.
Membros do movimento da “Frente de Luta em Defesa de Ouro Preto e Região” distribuíram Carta aberta à população de Ouro Preto, Mariana e Região, entre as pautas de reivindicação: A valorização dos movimentos sociais e culturais das comunidades e Políticas públicas para a juventude e a denúncia do extermínio da juventude negra.
Durante a homenagem à Tiradentes, o governador Fernando Pimentel foi aplaudido por parte do público, entretanto outra parte vaiou. Ainda durante a homenagem à Tiradentes feitas por Pimentel, enquanto o som oficial da cerimônia tocava a música “Todo Azul do Mar”, na interpretação de Flávio Venturini, manifestantes cantaram “Vou festejar”, famosa na voz da sambista Beth Carvalho.
O público teve acesso à uma parte da Praça Tiradentes na solenidade de entrega da medalha da Inconfidência. Alguns acessos entretanto continuaram impedidos à comunidade, como aos passeios laterais em frente ao Museu da Inconfidência, que foram cercados com banner, impedindo o acesso e a visão da solenidade. Alguns comerciantes da Praça Tiradentes e arredores comentaram que tiveram prejuízos devido à falta de acesso aos estabelecimentos, o que acontece todos os anos.
Veja abaixo no álbum de fotos, alguns momentos do 21 de abril em Ouro Preto.