Foto: Gabriela Luiza
Texto: Lívia Monteiro
Neste sábado (26), aconteceu o segundo dia do “Conversando Cinema”. Às 19 horas, foi exibido no Cine Vila Rica o filme Transamérica. A exibição com entrada gratuita foi seguida pelos comentários de Paulo Antunes, professor da Faculdade Santa Rita – FaSaR, em Conselheiro Lafaiete.
O filme estadunidense de 2005, fruto de produção independente, conta a história de um transexual que, prestes a fazer a cirurgia de mudança de sexo, descobre ter um filho de 17 anos, viciado em drogas e que se prostitui. A personagem é proibida de fazer a cirurgia até que resolva a situação com o filho desconhecido. O filme discute, além da aceitação transexual, a aceitação de ter um filho, dessa responsabilidade e aprendizado.
É a primeira vez que Paulo Antunes participa do projeto. O professor afirma que decidiu exibir esse filme pensando nos grupos que trabalham questões de identidade e minorias. Foi escolhido também devido aos 50 anos do Golpe Militar, que traz à tona discussões a respeito da censura que havia na época às pessoas consideradas diferentes.
“A oportunidade de assistir e debater filme com temas polêmicos traz visão mais esclarecedora a respeito do assunto. Onde tem polêmica há questionamento e em geral, saem algumas soluções, que podem servir muito bem ou ser descontruídas. O importante é que isso inquieta, e a inquietação é bem-vinda. Ela cabe aos estudantes, moradores, turistas. É uma inquietação global”, afirma Antunes sobre a importância da discussão de temas polêmicos.
Lâne Mabel, diretora administrativa e cultural do Cine-Teatro Vila Rica, contou que o “Conversando Cinema” acontece há mais de dez anos no cinema. O projeto, através dos filmes exibidos e debates promovidos, tem como objetivo promover cultura, conhecimento e entretenimento.
Essa edição do “Conversando Cinema” se encerra hoje (27) com a exibição do filme Terra em Transe, às 19 horas, comentado pela professora Guiomar de Grammont. Para mais informações sobre a programação do Cine Vila Rica, acesse o site oficial do cinema: http://ufopcinevilarica.blogspot.com.br/.