O tradicional bloco abre o Carnaval de Ouro Preto na quinta-feira e retorna no domingo de Carnaval
O Carnaval de Ouro Preto se destaca pela folia junto à tradição com os blocos caricatos e as alegorias. O “Zé Pereira e o Clube dos Lacaios” tornou-se uma manifestação cultural e símbolo do carnaval da cidade histórica, que saiu às ruas, ecoando o som dos clarins, pela primeira vez, há 150 anos.
As comemorações dos 150 anos do bloco Zé Pereira se iniciaram no primeiro dia do ano de 2017, como direito a missa solene na Igreja de Santa Efigênia e desfile do bloco pelas ruas da cidade. O bloco também voltou às ruas no dia 29 de janeiro esquentando o clima para o carnaval que começa no dia 23 de fevereiro em Ouro Preto.
Como de costume, o bloco do Zé Pereira e o Clube dos Lacaios abre o Carnaval de Ouro Preto na quinta-feira e retorna às ruas históricas no domingo. Este ano, o bloco será levado ao carnaval de Belo Horizonte, a convite da Belotur, e desfila na segunda-feira de carnaval. "O carnaval de BH, nos últimos três anos, se tornou um grande carnaval e vamos levar o bloco mais antigo do Brasil, que é o Bloco Zé Pereira, para desfilar na segunda-feira de carnaval, o que vai potencializar o carnaval de BH, levando também parte do carnaval de Ouro Preto.” – declara o diretor de promoção e marketing e coordenador de comunicação da Belotur, Gustavo Mendes Sinos.
No mês janeiro, o secretário de Turismo de Ouro Preto, Felipe Guerra, recebeu a visita da Belutor e foi firmada uma parceria para fomentar o turismo entre as duas cidades. E a primeira ação conjunta é a participação efetiva do bloco Zé Pereira no Carnaval de Belo Horizonte deste ano.
“150 anos do Bloco Zé Pereira” é o tema do Carnaval de Ouro Preto de 2017. O bloco caricato é umas das principais representações carnavalescas ouro-pretana, que resgata a tradição dos carnavais de rua. Durante os dias 23 a 28 de fevereiro, a cidade recebe várias atrações, com resgate aos blocos tradicionais e das Escolas de Samba e com a expectativa de 40 mil foliões nas ruas históricas.
O Zé Pereira e o Clube dos Lacaios - História que passa por gerações
Fundado em 1867, o bloco foi um dos primeiros a se manifestar na região. A figura do Zé Pereira surgiu no Rio de Janeiro, reconhecida pelo português, José Nogueira de Azevedo Paredes. No sábado de carnaval, Zé Nogueira saía reunido com amigos fazendo algazarras regadas a vinho e cachaça, ao som de zabumbas e tambores.
A figura do Zé Pereira inspirou o Clube dos Lacaios, formado por empregados do palácio do governo na antiga Província de Minas Gerais (Ouro Preto). O Clube produziu os bonecos em gesso, papel machê e taquara, com vestimentas parecidas com as roupas que os lacaios (mordomos) vestiam na época: o fraque e a cartola.
São três bonecos principais: o Catitão, a Baiana e o Benedito. Em 2001, novos bonecos passaram a fazer parte do bloco, representando personalidades de Ouro Preto, como Sinhá Olímpia, Bené da Flauta, Tiradentes, entre outros. Os catitões doados para o bloco foram fabricados em isopor, em uma oficina da Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP). ministrada pelo carnavalesco Joãozinho Trinta.
Entre tocadores e participantes, o bloco sempre contou com figuras ilustres que se dedicaram à preservação do Clube, ao longo de gerações, até os dias atuais.
O Clube dos Lacaios cuida da preservação dos bonecos e instrumentos do bloco. Segundo o presidente do clube, Arthur Ramos Carneiro, alguns bonecos já passaram por restaurações na parte interior, mas os rostos nunca foram mexidos. “Estamos restaurando algumas lanternas, feitas de bambu e papel colorido e velas, elas fazem parte das alegorias do bloco.”, comenta Arthur.
O bloco sai do bairro Antônio Dias, onde está localizada a sede, e desfila entre as ladeiras ouro-pretanas, cantando com sua paródia: “E viva, viva o Zé Pereira. Que bate a bunda na poeira. E viva, viva o cariá. Que bate a bunda no fubá”.
Apresentação em Belo Horizonte
Neste final de semana, sábado (11/02) Belo Horizonte recebeu uma apresentação extra do Zé Pereira na Praça da Liberdade.
Contato:
Arthur Ramos Carneiro
Presidente do Clube
(31) 98671-9896