BOM DIA OURO PRETO
Maria das Graças Santos Carvalho.
“Bom dia a todos, é com muito orgulho que estou nesta luta junto com a natureza, dando qualidade de vida a vocês comunidade”
Gracinha, como é mais conhecida, nasceu em Itabirito, mas é cidadã honorária de Ouro Preto e sempre morou no bairro Alto da Cruz. Filha de José Raimundo de Carvalho, tecelão da antiga fábrica de tecidos e depois comerciante, ela tem 14 irmãos, todos vivos, e é mãe de Hugo, Anderson e André. Estudou no Educandário Santo Antônio e na Escola Estadual Horácio Andrade. Gracinha é uma pessoa muito conhecida na cidade pela sua atuação em projetos sociais: “sempre fui solidária e admiradora destas ações desde a escola, quando participava de gincanas, barraquinhas beneficentes e também cantava no coro da Igreja. Sempre gostei de trabalho voluntário em entidades como a pastoral do menor, no asilo e outras iniciativas da comunidade”. Ela também já foi presidente da Associação dos Moradores do Alto da Cruz e continua como conselheira da entidade. Em 2002 fundou a Associação dos Catadores do Padre Faria, dando oportunidade a pessoas carentes com exclusão social, trabalhando com 25 pessoas diretas e indiretas: “Hoje tiramos de circulação 20.000 litros de óleo com venda para o biodiesel e temos uma fábrica de vassouras pet. Trabalhamos também com artesanato, bolsas feitas a partir de banners para congressos, viagens, supermercados e outros...” Ainda sobre o trabalho de reciclagem na cidade ela nos fala:” temos como parceiros a Universidade Federal de Ouro Preto, a Fundação Gorceix, a Vale, Samarco, Cooperouro, Fórum e Prefeitura de Ouro Preto. Hoje tiramos do lixão 70 toneladas por mês de material reciclável e vai para o lixão 70 toneladas/dia que se perdem! Isto significa uma catástrofe para o meio ambiente, é necessário que seja implantada a coleta seletiva na cidade como um todo”. Terminamos o nosso papo com um convite dela a todas as pessoas que quiserem colaborar, entrando em contato através do telefone (031) 3559 3265. Desejamos a ela muita energia para continuar sua luta e que a divulgação destas iniciativas sirvam de estímulo a adesão cada vez maior de todos nós. Bom dia Gracinha e gente, vamos dar uma olhada para no nosso lixo doméstico e perceber quanta coisa pode ser transformada em qualidade e vida.
A coluna BOM DIA OURO PRETO! é um ponto de encontro dos moradores da cidade. O foco são pessoas que nos atendem no cotidiano, com a maior gentileza no seu trabalho.
Desta forma, nesta coluna, elas se tornam as estrelas por um dia. Vamos curti-las?