Editora Liberdade lançou nessa quinta-feira (23/07), na Casa dos Contos a Série Ouro-Pretana, coleção de livros composta pelos seguintes títulos:
1 - Memórias de Ouro Preto - Lauro Sérgio Versiani Barbosa (org.)
2 - Da poesia à reportagem - Hermínio Barbosa
3 - Sinos de Ouro Preto - Arthur de Brito Machado
4 - Poesia enquanto costume - Francelina Drummond (org.)
5 - Terra dotada, relato de um imigrante - Antônio Francisco dos Reis
O primeiro, Memórias de Ouro Preto, reúne 14 depoimentos de antigos moradores da cidade, refletindo vários temas da vida em Ouro Preto entre o final do século XIX e a primeira metade do XX.
Da poesia à reportagem edita obra do poeta, jornalista e professor ouro-pretano Hermínio Barbosa (1908-1975), com temas variados.
Sinos de Ouro Preto é a segunda edição da obra do poeta ouro-pretano Arthur de Brito Machado (1887-1961), precursora na evocação dos sinos da cidade.
O quarto livro, Poesia enquanto costume, agrupa dez poetas da cidade que publicaram esparsamente em jornais ou se mantiveram inéditos, mostrando aspectos da vida literária e intelectual que os unia.
O quinto livro, Terra adotada, é a publicação de manuscrito inédito de um imigrante português que residiu em Ouro Preto entre 1884 e 1939.
A capa da Série Ouro-Pretana é um desenho da artista plástica Gabriela Rangel, produzido especialmente para a publicação.
O lançamento foi realizado no dia 23 de julho, quinta-feira, às 20h, na Casa dos Contos.
Fonte: Casa dos Contos de Ouro Preto - Museu e Centro de Estudos do Ciclo do Ouro
Foto ouropress