Lua de 12-08-2014 por Eduardo Tropia/ouropress
Superlua
O fenômeno da superlua acontece quando o satélite se aproxima da órbita da Terra, fazendo com que pareça maior e mais brilhante do que o normal.
“O termo astronômico mais correto para esse momento em que o satélite está mais próximo da Terra é que ele está em seu perigeu. Denilso Camargo, astrônomo da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) traduz: “A trajetória da Lua em torno da Terra não é circular, é elíptica, por isso a distância Terra-Lua varia no decorrer do tempo”. Quando a Lua está no ponto mais próximo da Terra, o termo correto é que está no perigeu e quando está no ponto mais afastado dizemos que está no apogeu".
O tamanho do fenômeno varia, pois depende do intervalo entre o ápice da Lua cheia e o perigeu. "Quanto mais próximo do perigeu ocorrer o ápice da Lua cheia, maior será a superlua. Como esse intervalo de tempo é menor em agosto, esta superlua será maior do que a próxima, marcada para 8 de setembro", explica Camargo. Segundo ele, as superluas de 2015 já têm data marcada: 29 de agosto, 28 de setembro e 27 de outubro.
O evento da superlua não é raro – acontece a cada 14 meses, mas desta vez a diferença entre o perigeu e a lua cheia foi mínima, de apenas 27 minutos. “Segundo o astrofísico Gustavo Lanfranchi, da Universidade Cruzeiro do Sul, isso só deve se repetir daqui a 20 anos.”
No domingo, dia 10 de agosto foram vários os registros fotográficos feitos da Superlua, considerada a maior do ano, pois ela estava a 356.896 quilômetros do nosso planeta.
Fontes - noticias.uol.com.br/ciencia e revistagalileu.globo.com
Conheça o Portfólio Digital do Fotógrafo www.eduardotropia.com.br