Na rede facebook / Ane Souz
24hrs depois eu vejo minhas fotos espalhadas por varias paginas e considerada pela Climatologia Geográfica como umas das 8 melhores do fenômeno!!fotos da super lua pelo mundo!!! É muito, mas muito emocionante mesmo pra descrever o quanto estou feliz!! Naquele momento eu só queria registrar a lua magnifica que estava diante dos meus olhos! Deus e Santa Efigênia me deram a benção de estar no lugar certo e na hora certa! Agradeço a cada um de vocês, a cada comentário, cada mensagem que recebi, cada compartilhamento, eu chorei de emoção em varios deles acreditem!! Eu fiz essa fotografia para vocês e fico muito honrada em saber o quanto uma imagem da minha janela emocionou milhares de pessoas!! Ontem eu fiz uma brincadeirinha de pedir a meu pai que fugisse do céu um pouquinho para me dar um abraço, mas como ele é meio ousado acho que ele me deu essa foto linda no seu dia, justamente no dia em que se fez 19 anos da sua ausência aqui comigo
Deixo meus sinceros agradecimentos por essa imensa repercussão e pelo carinho!!!
Superlua
O fenômeno da superlua acontece quando o satélite se aproxima da órbita da Terra, fazendo com que pareça maior e mais brilhante do que o normal.
“O termo astronômico mais correto para esse momento em que o satélite está mais próximo da Terra é que ele está em seu perigeu. Denilso Camargo, astrônomo da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) traduz: “A trajetória da Lua em torno da Terra não é circular, é elíptica, por isso a distância Terra-Lua varia no decorrer do tempo”. Quando a Lua está no ponto mais próximo da Terra, o termo correto é que está no perigeu e quando está no ponto mais afastado dizemos que está no apogeu".
O tamanho do fenômeno varia, pois depende do intervalo entre o ápice da Lua cheia e o perigeu. "Quanto mais próximo do perigeu ocorrer o ápice da Lua cheia, maior será a superlua. Como esse intervalo de tempo é menor em agosto, esta superlua será maior do que a próxima, marcada para 8 de setembro", explica Camargo. Segundo ele, as superluas de 2015 já têm data marcada: 29 de agosto, 28 de setembro e 27 de outubro.
O evento da superlua não é raro – acontece a cada 14 meses, mas desta vez a diferença entre o perigeu e a lua cheia foi mínima, de apenas 27 minutos. “Segundo o astrofísico Gustavo Lanfranchi, da Universidade Cruzeiro do Sul, isso só deve se repetir daqui a 20 anos.”
No domingo, dia 10 de agosto foram vários os registros fotográficos feitos da Superlua, considerada a maior do ano, pois ela estava a 356.896 quilômetros do nosso planeta.
Fontes - noticias.uol.com.br/ciencia/ e revistagalileu.globo.com/ acessa
Foto Ane Souz