Tereza escreveu:
Orquestra Barroca do Amazonas começa segunda temporada com apresentações em Minas Gerais e Rio de Janeiro
De 14 a 22 de março, o Projeto Ópera no Brasil Colonial retoma turnê visitando sete cidades: Ouro Preto, Mariana, Tiradentes, São João Del Rei, Petrópolis, Niterói e Rio de Janeiro.
A Orquestra Barroca do Amazonas (OBA), especializada no repertório lírico luso-brasileiro do período colonial, retoma a turnê do projeto “Ópera no Brasil Colonial” que traz repertório inédito de músicas brasileiras do Século 18. Com patrocínio da Petrobras, de 14 a 22 de março os músicos se apresentam e lançam CD com o mesmo nome do projeto nos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro, na segunda etapa intitulada "O caminho do ouro e das especiarias: do Rio ao planalto", que também englobará cidades de São Paulo e Paraná, além do Amazonas.
Em Minas Gerais, as apresentações serão nas cidades históricas de Ouro Preto (14/03), na Basílica do Pilar, às 21h; Mariana (15/03), na Matriz da Sé, às 20h30; em São João Del Rei (17/03), no Solar da Baronesa, às 20h; e em Tiradentes (18/03), na Matriz de Santo Antônio às 20h. Em seguida, a OBA se apresenta no Rio de Janeiro (20/03), Petrópolis (21/03) e Niterói (22/03).
O repertório inédito, que se transformou no CD Ópera no Brasil Colonial, é composto por árias a solo ou em duos, trios e quartetos, com acompanhamento orquestral, extraídas das óperas Capitão Belizário, A Mulher Amoroza, As Variedades de Proteu, Precipício de Faetonte, Dido Desamparada, Guerras do Alecrim e Mangerona e Demetrio, com música de diversos autores do século XVIII, sendo obras relacionadas ao Brasil daquela época. A OBA dispõe de fontes musicais provenientes de diversos acervos de Brasil e Portugal.
Em 11/03/2015 13:04
Cultura
Maria Antonieta escreveu:
Ha 32 anos sou frequentadora assidua do carnaval ouropretano onde, ate entao, era apaixonada e fazia propagandas mil sobre o mesmo.
foram inumeras as vezes que sai da rua as 6h da manha, quando o ultimo "bum" dos tambores paravam de tocar. Era magico! De uns anos para ca, tudo vem mudando drasticamente. Esse ano a mudanca foi gritante. Primeiramente, a mudanca de endereco do Barroco para a Estacao foi uma decadencia na historia da cidade pois, ir a Ouro Preto e nao ir ao Barroco na Rua Direita nao tinha graca. Depois, a diminuicao dos horarios dos sons nas ruas. Meia noite, despeca-se do som no cinema e as 2h, mais tardar, o da Praca tiradentes nos obrigando a ir pra casa. E por ultimo, o crescimento gritante, desrespeitoso e incabivel dos homossexuais que invadiram a cidade, os bairros, as ruas e, daqui ha pouco, invadirao as casas. O ponto decadente dos gays era em frente ao Hotel Toffolo o que depunha contra o mesmo. Neste ano, foram alem. Na Nau sem Rumo, aquele que quisesse ver a olho nu uma cena sexual, era so parar por ali. Isso eu vi, ninguem me falou. Fiquei abismada com tamanha aberracao!!!. Para 2016, com certeza, toda a cidade sera invadida por eles, impedindo assim de familias com criancas vivenciarem atos tao grotescos, ainda tao pequeninos. Onde estao a fiscalizacao, a prefeitura, os orgaos competentes. Ouro Preto caminha para sediar a nova Parada Gay!!! Escandaloso, gritante!!!! Autoridades, voces sobrevivem do turismo. Desde a epoca em que os Inconfidentes lutaram para a democratizacao deste Patrimonio, ate os dias atuais, nao ha quem passe por ai que nao se apaixone. Nao deixem morrer essa tradicao! Abram os olhos enquanto ha tempo. Voces podem mudar essa realidade. Nao deixem que a Terra de nossos Mestres e Herois Brasileiros se transformem num antro de perdicao irrecuperavel.
Em 24/02/2015 13:55
Cultura
Maria Silami escreveu:
Eduardo, uma sugestão para seu ensaio fotográfico: mostrar a realidade de agressão que os chafarizes de Ouro Preto estão sofrendo, mais ultimamente. Veja em especial o da Rua do Barão. Agradecemos e aguardamos.
Em 15/10/2014 09:31
Cultura
Francelina escreveu:
Sérgio, gostei de te ver no "Bom dia, Ouro Preto." Saudades.
Abraço.
Em 14/09/2014 20:18
Cultura
darcy silva escreveu:
Gê Fortes é cultura, poderia ser nosso Secretario de Cultura e Turismo fica ai a sugestão, o filho da terra é fera.
Em 03/09/2014 15:08
Cultura
Marcus Rocha escreveu:
Agosto, mês do desgosto!!!! Há gosto. A programação do Mimo é de extremo bom gosto, para apurar o gosto no mês do desgosto. Assistir Chick Corea é um privilégio.Os shows de impacto serão na Praça, comportando os apreciadores? Buscar senhas não é bom.
Em 08/06/2014 09:36
Cultura
Dinei escreveu:
Parabéns p/ os organizadores do abraço ao Santuário de N. Sra. da Conceição - Antônio Dias; lamentável foi a não presença do pároco da paroquia, que mais uma vez fugiu para não dar explicações
Em 14/05/2014 08:46
Cultura