O Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas foi criado em 1877, como Museu de Mineralogia, pelo francês Claude Henri Gorceix, fundador da Escola de Minas. Em 1995, foi ampliado e passou a se chamar Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas. Hoje, possui nove setores de exposição: História Natural, Metalurgia, Siderurgia,Desenho, Topografia, Astronomia e Eletrotécnica. São mais de 30.000 peças vindas de todas as partes do mundo.
O acervo do Museu de Ciência e Técnica atrai desde alunos do ensino médio, a universitários e visitantes em busca de curiosidades. Andar por seus corredores permite mergulhar no mundo da Astronomia, Paleontologia, Mineralogia e Pigmentos. Dentre as atividades oferecidas, estão oficinas e visitas monitoradas a diversos setores, inclusive ao Observatório Astronômico (as visitas requerem agendamento).
Como projetos de pesquisa, o museu oferece Projeto de Iniciação Científica aos alunos da UFOP e Projeto de Levantamento, Catalogação e Digitalização do Acervo de Mineralogia para estudantes do ensino médio.
Outro importante projeto do museu é a Recuperação e Atualização da Coleção de Meteoritos. O Museu da Escola de Minas possui um dos maiores acervos de meteoritos do país.
Endereço:
Praça Tiradentes, 20, Centro Ouro Preto (SEDE)
Telefone: 31 3559-3118
Horário de Funcionamento:
terça a domingo, das 12h às 17h. Setores Astronomia, Desenho e Topografia ficam abertos aos sábados, das 20h30 às 22h, e as quartas-feiras para grupos de no mínimo 15 pessoas, das 20h30 às 22h.