O Museu Boulieu – Caminhos da Fé acolhe a coleção formada pelo casal Maria Helena e Jacques Boulieu. O acervo reúne peças provenientes de variadas regiões do mundo nas quais se projetou a cultura ibérica levada pelos navegadores e conquistadores portugueses e espanhóis. A arte barroca tem aqui uma síntese de sua expressão global.
Os territórios aonde chegaram os colonizadores, no entanto, já estavam habitados e havia pujantes e variadas culturas com organização, costumes e visões de mundo próprios. A arte barroca, então, se defrontou e penetrou nesse ambiente: na religiosidade e nas manifestações estéticas derivadas do projeto colonizador de dominação dos povos nativos, gerando expressões únicas, entre outros efeitos sociais e econômicos historicamente conhecidos.
Esse encontro de culturas, também marcado por conflitos, gerou novos caminhos, desde as Índias Orientais até as Ocidentais, de Calcutá, Bombaim e Goa ao México dos astecas e à Cusco dos incas, de Macau e do Japão às terras brasileiras do Atlântico Sul.
Em marfim e prata, em madeira e pedra, em terracota e couro, as obras de arte vistas no Museu Boulieu contam a história inaugurada pelas navegações de Vasco da Gama, Colombo e Cabral, história essa que adquiriu novas feições e significados durante os séculos.
SEGUNDA: 10H-18H
TERÇA: FECHADO
QUARTA: 13H-21H
QUINTA A DOMINGO: 10H-18H
Alterações de horário são comunicadas através das redes sociais do Museu Boulieu.
A entrada no museu é gratuita para pessoas com deficiência e crianças até 11 anos. Professores e estudantes pagam meia-entrada.
Endereço:
Rua Padre Rolim, 412, Centro
Ouro Preto, MG Ouro Preto (SEDE)
Site: https://museuboulieu.org.br/