O Museu do Oratório está instalado em um casarão histórico de três andares onde, durante algum tempo, morou Aleijadinho (1738-1814) – o mais importante escultor barroco do Brasil em todos os tempos. Situado no adro da Igreja do Carmo, o prédio setecentista foi especialmente recuperado e equipado com modernos recursos tecnológicos para receber a coleção que reúne peças de diferentes estilos e resgatam os tradicionais costumes religiosos das famílias mineiras.
Foi inaugurado em outubro de 1998 e apresenta uma magnífica coleção – única em todo o mundo – de 162 oratórios e 300 imagens dos séculos XVII ao XX. As peças do acervo foram doadas ao IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) pela colecionadora Angela Gutierrez e são genuinamente brasileiras, principalmente de Minas Gerais. Caracterizando-se pela diversidade de tipos, de tamanhos e de materiais, o acervo oferece detalhes valiosos da arquitetura, pintura, vestuário e costumes da época em que foram produzidos, permitindo uma verdadeira viagem antropológica pela história do Brasil.
O projeto museográfico é do francês Pierre Catel, que idealizou um cenário expressivo e acolhedor. Aliada a uma manutenção impecável, a atmosfera, com fundo de música barroca, encanta o visitante e valoriza ainda mais a coleção.
Endereço:
Adro da Igreja do Carmo, Centro. Ouro Preto (SEDE)
Telefone: (31) 3551-5369
Horário de Funcionamento:
Quarta a segunda-feira, das 9h30 às 17h30 (ingressos até as 17h)
Moradores e estudantes de Ouro Preto não pagam desde que apresentem comprovante de endereço e de matrícula.
Site: http://museudooratorio.org.br/